September 22, 2023

A capital mundial das rotundas foi revelada

Para todos os que já conduziram um automóvel, estamos bem familiarizados com as rotundas. Talvez seja alguém que gosta ativamente do desafio de navegar até à saída certa, ou evita rotundas tanto quanto possível. Independentemente do tipo de condutor que seja, as rotundas estão aparentemente em todo o lado – especialmente na Europa.

Mas como é que isso se compara com o resto do mundo? E qual é o país que lidera o número total de rotundas? Para o descobrir, nós no DiscoverCars.com recolhemos e analisámos os dados relativos às rotundas de cada país para determinar qual é a "capital mundial das rotundas.

Metodologia

Descarregámos extratos do OpenStreetMap para cada país, que foram depois filtrados para mostrar apenas os elementos que correspondiam a um conjunto de tags que os identificavam como estradas ou rotundas.

As rotundas no OpenStreetMap podem ser compostas por secções de estrada separadas. Por conseguinte, os elementos das rotundas (marcados como rotundas, círculos de tráfego ou mini-rotundas) foram então combinados de modo a que qualquer elemento num raio de 10 metros fosse marcado como parte da mesma rotunda. De seguida, qualquer elemento num raio de 10 metros desses elementos correspondentes foi marcado como tal até não existir elementos de rotunda num raio de 10 metros.

Os países foram então classificados de acordo com o número total de rotundas, o total de rotundas por km2 e o total de rotundas per capita (1 milhão de habitantes).

Países com uma superfície terrestre inferior a 10 000 km, de acordo com os dados retirados da World Population Review, foram excluídos da classificação.

Mais rotundas por país

Em primeiro lugar, analisámos o número total de rotundas em cada país e classificámo-las em conformidade. Os resultados são interessantes e destacam a quantidade de rotundas existentes num só país.

Vejamos os 5 principais países no que respeita ao volume total de rotundas!

    1. França

    Em primeiro lugar, com uma vitória esmagadora, está França, que registou um total de 42.986 rotundas em todo o país! Este número é 65% mais elevado do que o segundo classificado, demonstrando a frequência com que as rotundas aparecem neste país.

    Este país também ocupa o primeiro lugar no que diz respeito ao maior número de rotundas per capita – registando um número impressionante de 663,8 rotundas por 1 milhão de habitantes – e o 4º lugar no que diz respeito ao maior número de rotundas por km2, com 78,5 rotundas.

    Entre as rotundas mais notáveis de França inclui-se a Place de l'Étoile (na foto acima) – que é a rotunda mundialmente famosa que circunda o Arco do Triunfo e é também a maior rotunda do país.

    2. Reino Unido

    A seguir temos o Reino Unido, que registou um total de 25.976 rotundas ao longo das suas ilhas. Curiosamente, o Reino Unido também ficou em segundo lugar na classificação dos países com mais rotundas por km2, registando 107,4 rotundas por km2 em todo o país.

    Dentro das rotundas mais famosas do Reino Unido inclui-se a Rotunda Mágica (na foto acima) – localizada na cidade de Swindon e famosa pela construção de 5 mini-rotundas dentro de uma rotunda maior, permitindo que os condutores circulem no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio no centro, enquanto os condutores no exterior circulam no sentido dos ponteiros do relógio.

    3. Itália

    Em terceiro lugar, o país com o maior número de rotundas no total é Itália, que tem um total de 18.172 rotundas. O país também falhou por pouco o top-5 do ranking do maior número de rotundas per capita e por km2. A Itália tem 61,5 rotundas por km2, com 308,7 rotundas por 1 milhão de habitantes.

    Uma das rotundas mais famosas de Itália é a Piazza Venezia (na foto acima) – que é a maior rotunda de Roma, e que circula à volta de um banco de relva florido no centro da praça – o que proporciona excelentes vistas para os turistas que conduzem nela.

    A Itália é conhecida pelas suas fantásticas paisagens de condução, o que a torna um destino popular para os turistas de todo o mundo atravessarem de carro.

    4. Espanha

    Em 4.º lugar está Espanha, que registou 15.053 rotundas no total. O país também não ficou entre os cinco primeiros na classificação do total de rotundas por km2 e per capita. No total, Espanha registou 30,1 rotundas por km2, com 316,8 rotundas por 1 milhão de habitantes.

    Na lista de rotundas famosas de Espanha está a Glorieta de Bilbao – uma rotunda em forma de estrela que se situa em Madrid e que tem o nome da cidade de Bilbau.

    Outra rotunda popular em Espanha é La Siberia (na foto acima) – localizada na província de Badajoz – que é a maior rotunda da Europa e está rodeada de água de cada lado com uma grande colina pontiaguda no centro, oferecendo vistas incríveis para os turistas.

    5. Brasil

    A fechar o top 5 dos países que têm mais rotundas no total está o Brasil – ao registar 11.854 rotundas. O Brasil registou ainda 54,8 rotundas per capita (1 milhão de habitantes) e 1,4 rotundas por km2.

    Uma das áreas mais notáveis para rotundas no Brasil é a cidade de Palmas, que possui mais de 60 rotundas numa pequena área metropolitana. Esta cidade é única pelo seu padrão de grelha ligado por rotundas, o que faz com que seja um passeio interessante pela cidade.

    Mais rotundas per capita

    Agora que já determinámos quais os países com o maior número de rotundas no total, é altura de analisar os cinco países com mais rotundas per capita (por 1 milhão de pessoas). Alguns destes países podem parecer familiares, uma vez que figuram em várias classificações ao longo da investigação.

    Vamos a isso!

    1. França

    Em primeiro lugar está França, o que não é de admirar dado o grande volume de rotundas localizadas neste país. Como já foi referido, em França existem 42.986 rotundas – o que equivale a 663,8 rotundas por 1 milhão de habitantes.

    2. Portugal

    Em segundo lugar está Portugal – que tem 473,4 rotundas por 1 milhão de habitantes. No total, Portugal tem 4.851 rotundas e o país falhou por pouco o top-5 do ranking de maior número de rotundas por km2, com 53 rotundas.

    Dentro das rotundas mais famosas de Portugal inclui-se a Rotunda do Globo – localizada em Albufeira. Esta rotunda é imediatamente reconhecível pelo adorno do globo terrestre e pelo elemento de água, o que a torna uma excelente atração para os turistas que viajam de carro.

    3. Noruega

    Em terceiro lugar está a Noruega, que tem 427,1 rotundas per capita. No total, a Noruega apresenta 2.338 rotundas em todo o país e tem cerca de 6,4 rotundas por km2.

    A rotunda mais famosa da Noruega é a do Túnel de Karmøy, que se situa 60m abaixo do nível do mar. A rotunda está situada num dos mais longos túneis submarinos da Europa e constitui uma experiência verdadeiramente única.

    4. Islândia

    A seguir, em quarto lugar, temos a Islândia – que conta com 421 rotundas por cada 1 milhão de habitantes. No total, a Islândia tem 158 rotundas e 1,6 rotundas por km2.

    A rotunda mais notável que pode ser encontrada na Islândia é a grande rotunda de 3 saídas localizada em Selfoss. A Islândia tem, em geral, muito poucas rotundas, estando a maioria localizada na capital, Reiquiavique, e nas imediações de outras grandes cidades.

    5. Irlanda

    Por fim, para concluir o ranking dos países com mais rotundas per capita, temos a Irlanda – que tem 385 rotundas por 1 milhão de habitantes. O país também tem 28,3 rotundas por km2, registando 1.947 rotundas no total.

    Uma das rotundas notáveis localizadas na Irlanda é a Rotunda Walkinstown (na foto acima), que é notória pela sua dificuldade de navegação para os condutores, dando acesso a 6 das estradas mais movimentadas do Sul de Dublin.

    Mais rotundas por km2

    Por fim, como classificação final desta investigação, analisámos os países que têm o maior número de rotundas por km2 de território. Mais uma vez, algumas destas entradas podem ser familiares – uma vez que alguns países já estiveram presentes em vários top-5!

    Dito isto, vamos dar uma vista de olhos à nossa classificação final para este relatório:

    1. Países Baixos

    Em primeiro lugar estão os Países Baixos, que registou 113,4 rotundas por km2. Os Países Baixos têm um total de 3.817 rotundas, o que equivale a 216,6 rotundas por 1 milhão de habitantes.

    Dentro das rotundas mais conhecidas dos Países Baixos inclui-se a Rotunda para Ciclistas em Eindhoven (na foto acima) – uma fascinante rotunda dupla que serve os condutores ao nível da estrada e os ciclistas numa plataforma elevada em forma de anel.

    2. Reino Unido

    Em segundo lugar está o Reino Unido, que será um rosto familiar. O Reino Unido registou 107,4 rotundas por km2 em todo o país e possui um total de 25.976 rotundas. Isto é o equivalente a 383,5 rotundas per capita (por 1 milhão de pessoas).

    3. Israel

    Em terceiro lugar está Israel, que registou 81,8 rotundas por km2 de território. No total, Israel tem 1.770 rotundas, o que equivale a 192,9 rotundas per capita (por 1 milhão).

    O destino mais notável para as rotundas em Israel é a cidade de Beersheba (na foto acima), que é frequentemente apelidada de "capital das rotundas de Israel" devido ao facto de ter mais de 250 rotundas em todo o perímetro da cidade.

    4. França

    Em quarto lugar está a França – mais uma cara conhecida. França registou 78,5 rotundas por km2, com um total de 42.986 rotundas em todo o país. Isto equivale a 663,8 rotundas por 1 milhão de pessoas.

    5. Bélgica

    E por último, mas não menos importante, em quinto lugar está a Bélgica – que registou 67,7 rotundas por km2. No total, o país tem 2.051 rotundas - o equivalente a 175,5 rotundas per capita (por 1 milhão de habitantes).

    A rotunda mais famosa da Bélgica é a rotunda da torneira flutuante, situada em Ypres (na foto acima). Tal como o nome sugere, esta rotunda apresenta uma decoração de torneira flutuante gigante no seu centro, o que a torna imediatamente reconhecível para os turistas que viajam pela zona.

    Para concluir

    Com isto, concluímos a nossa pesquisa sobre as "capitais das rotundas" do mundo. Os resultados podem tê-lo surpreendido e revelaram os países que realmente merecem o título de "capital das rotundas".

    Um elemento básico da condução em qualquer estrada, esperamos que este relatório tenha ajudado a revelar o lado divertido destes locais frequentemente evitados e que o mesmo tenha revelado que algumas rotundas são mesmo consideradas atrações turísticas por direito próprio, podendo merecer uma visita na sua próxima viagem de turismo – em vez de serem evitadas.

    Por isso, se pretende alugar um carro para a sua próxima viagem, visite o DiscoverCars.com para comparar ofertas de grandes marcas e encontrar os melhores preços para as suas necessidades individuais. Somos líderes em reservas de aluguer de automóveis online, operando em mais de 145 países e 10.000 locais. Como tal, temos a certeza de que temos a oferta de aluguer de automóveis para si – independentemente de onde a sua próxima viagem o levar.

    Os locais mais populares relacionados

    Fontes

    Xtrons.com
    Wikipedia — 1, 2
    Marmalade
    TripAdvisor — 1, 2
    In Spain News
    Thorn Lighting
    Dublin Live
    The Low Countries
    Google — 1, 2