November 16, 2023

Carros do futuro: previsões a 10, 25 e 50 anos

As inovações na conceção e fabrico de automóveis significam que os automóveis de hoje são muito diferentes dos do passado. Com os veículos elétricos a tornarem-se cada vez mais comuns, já não é invulgar ver uma fila de carros estacionados numa estação de carregamento de veículos eléctricos. As novas tecnologias estão sempre a desenvolver-se e os automóveis de 2023 têm algumas características muito avançadas.

Mas como serão os carros do futuro e o que é que eles poderão fazer? Para o descobrir, nós no DiscoverCars.com pedimos a um especialista em design e engenharia de sistemas eletromecânicos que partilhasse connosco as suas previsões. Com base na sua investigação e experiência, queríamos saber qual seria o aspeto e o funcionamento dos automóveis no futuro, bem como como seria a sua condução. O perito pôde partilhar connosco ideias fascinantes sobre possíveis avanços nos materiais para automóveis, tecnologia de IA e fontes de energia sustentáveis, entre outros tópicos. Em seguida, utilizámos estas informações para solicitar ao gerador de imagens de IA, Midjourney, que visualizasse os automóveis daqui a 10, 25 e 50 anos.

Exterior do carro— visão lateral

2033

De acordo com as previsões dos nossos especialistas, os automóveis daqui a 10 anos ainda terão um aspeto bastante familiar e assemelhar-se-ão a alguns dos super automóveis topo de gama normalmente reservados aos ricos e famosos. Os avanços nos materiais poderão aumentar a utilização de fibra de carbono, grafeno e compósitos no fabrico de automóveis. Os automóveis fabricados com estes materiais fortes e leves poderão ter um aspeto simplificado e aerodinâmico.

Os faróis e as luzes traseiras que utilizam OLED (díodos orgânicos emissores de luz) podem também tornar-se mais frequentes. Estas folhas finas e flexíveis de película produzem painéis sólidos de luz e podem dar um aspeto bastante futurista. Atualmente, já são utilizadas no design automóvel (muitas vezes como uma indicação visual de que o automóvel é um veículo elétrico), mas no futuro poderão vir a ser mais utilizadas devido à qualidade atraente da luz que produzem.

2048

Dentro de 25 anos, os automóveis poderão ter designs modulares capazes de "mudar de forma", alterando-se automaticamente para responder às condições climatéricas ou tornando-se mais aerodinâmicos para aumentar a velocidade. Características como os spoilers e as aberturas de ventilação poderão ser capazes de se ajustar drasticamente sem a intervenção do condutor.

A tecnologia das baterias de estado sólido pode muito bem ter-se desenvolvido ao ponto de poder ser utilizada nos automóveis. Nessa altura, os veículos elétricos que utilizam as novas baterias energeticamente eficientes tornar-se-ão mais baratos do que os automóveis com um motor de combustão tradicional. As baterias de estado sólido poderiam também tornar os automóveis mais leves, uma vez que, devido à sua maior densidade energética, não necessitam de ocupar tanto espaço no automóvel. Esta tecnologia também reduziria o tempo necessário para que a bateria atingisse a carga total.

A realidade aumentada poderia ser utilizada para apresentar informações sobre o automóvel no seu exterior - ou permitir aos condutores aplicar desenhos temporários, como um símbolo que os ajudasse a encontrar o seu veículo no parque de estacionamento. Isto também poderia ajudar os taxistas e os seus passageiros a encontrarem-se uns aos outros, através da apresentação de um código único na carroçaria do automóvel.

2073

Os automóveis em 2073 poderão começar a ter um aspeto muito diferente. A tecnologia VTOL (descolagem e aterragem vertical) já em desenvolvimento poderá ser aplicada a veículos pessoais ou táxis, o que significa que os condutores também poderão pilotar os seus carros.

Embora as pessoas tenham vindo a prever carros voadores há décadas, estes começam a parecer muito mais reais. Alguns dos primeiros modelos de carros voadores já foram aprovados pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, pelo que não é muito difícil sugerir que, dentro de 50 anos, veículos como estes poderão ser uma visão comum na estrada ou no ar!

Quando os carros que podem voar estiverem disponíveis para os consumidores, isso poderá mudar o panorama das viagens internacionais - alguém pode alugar um automóvel com capacidades VTOL para umas férias em que planeiam viajar entre ilhas.

Com um exterior altamente modular e personalizável, os automóveis daqui a 50 anos poderão ser capazes de enfrentar todos os tipos de terreno. Os condutores poderiam deslocar-se com a mesma facilidade na cidade ou numa escapadela de fim de semana nas montanhas.

Exterior do automóvel — visão aérea

2033

A tecnologia de sensores continuará a desenvolver-se, o que significa que os automóveis terão capacidades cada vez mais avançadas para detetar obstáculos, outros utentes da estrada e condições meteorológicas. Os tipos de câmaras incluídas nos automóveis podem tornar-se cada vez mais potentes e podem ser reforçados por IA capaz de decifrar informações visuais.

Os automóveis em 2033 poderão também ter um melhor reconhecimento de objetos, trabalhando em conjunto com os sensores para tornar a condução mais segura. Isto poderá ter todo o tipo de utilizações, desde acelerar o estacionamento paralelo a tranquilizar os condutores quanto à partilha da estrada com peões e ciclistas à noite.

O LiDAR, um tipo de sensor já utilizado, envia sinais laser em impulsos rápidos e é capaz de medir a distância, o tamanho, a velocidade e a direção de um objeto, entre outros atributos. Pode funcionar a curtas, médias e longas distâncias. Com o desenvolvimento da tecnologia, os sensores LiDAR tornar-se-ão, sem dúvida, mais leves e fáceis de integrar nos veículos, para que os condutores possam obter os seus benefícios.

2048

Os automóveis daqui a 25 anos poderão utilizar energia solar, com painéis solares leves e flexíveis integrados no tejadilho e na carroçaria do veículo. Um carro movido a energia solar seria muito amigo do ambiente e seria particularmente útil em países que recebem muita luz solar. Os condutores poderiam estacionar o carro para o carregar ao sol e este poderia mesmo ser carregado durante a condução.

Em 2048, poderemos estar a conduzir carros que são parcialmente feitos de materiais auto-limpantes ou mesmo auto-reparadores, tornando a manutenção do veículo mais fácil e mais barata. Já estão a ser desenvolvidos e experimentados materiais inteligentes que podem reparar danos, selar fissuras ou voltar à sua forma original, geralmente polímeros. Os automóveis com um revestimento auto-reparador seriam capazes de manter facilmente um aspeto fresco e brilhante, apesar do desgaste quotidiano.

Já estão a ser feitas experiências para desenvolver um revestimento especial para a carroçaria automóvel que repele a sujidade e a água. Se este revestimento estivesse disponível de série, os automóveis limpar-se-iam efetivamente a si próprios, uma vez que o revestimento manteria uma minúscula camada de ar entre a pintura e o ambiente.

2073

A levitação magnética poderá permitir viagens suaves e sem fricção, reduzindo o enjoo dos automóveis, ou mesmo permitir que os automóveis pairem acima do solo. Em 2022, na China, os automóveis com tecnologia de levitação magnética foram levados para testes de condução, tendo flutuado 35 mm acima do solo.

Os automóveis equipados com esta tecnologia seriam capazes de pairar indefinidamente acima da estrada, desde que esta também fosse magnetizada. Devido à eliminação da força de fricção, estes carros seriam incrivelmente eficientes em termos energéticos.

Em 2073, poderão ser utilizados materiais transparentes para melhorar a visão do condutor ou do motociclista e criar um automóvel com um aspeto futurista e apelativo. Estes materiais transparentes poderão também tornar-se opacos à escolha do condutor, tornando o automóvel super personalizável e permitindo que os condutores se exprimam de forma diferente todos os dias através da aparência do seu automóvel.

Interior do automóvel — painel de instrumentos

2033

Os ecrãs frontais de realidade aumentada podem transmitir informações ao condutor sem que este tenha de desviar o olhar da estrada. Com esta tecnologia, as imagens, o texto e as animações podem ser projetados no para-brisas. Alguns fabricantes de automóveis já estão a incluir uma versão desta funcionalidade, utilizando-a para apresentar um itinerário sugerido.

Esta tecnologia só pode tornar-se mais avançada e mais acessível com o tempo. Nos próximos anos, poderemos ver a tecnologia dos ecrãs frontais de realidade aumentada a ser utilizada para diferentes fins. Talvez os instrutores de condução possam assistir às aulas virtualmente e aconselhar os seus alunos a partir de um canto do para-brisas com avisos visuais.

O painel de instrumentos de um automóvel em 2033 poderá apresentar dados de veículo para veículo, como informações de trânsito, para ajudar o condutor a selecionar o percurso mais eficiente. Poderá também mostrar dados de sensores avançados, mantendo os condutores informados sobre a velocidade média dos outros veículos na estrada ou sobre qualquer outra coisa de que precisem para conduzir em segurança.

Embora os veículos totalmente autónomos possam ainda não estar disponíveis em 2033, a tecnologia terá sem dúvida evoluído, com os automóveis a integrarem talvez algumas características de condução autónoma. Estas poderão assumir a forma de um controlo de velocidade de cruzeiro melhorado, eliminando a necessidade de o condutor definir a velocidade do automóvel em qualquer momento da viagem.

2048

Dentro de 25 anos, os painéis de instrumentos dos automóveis poderão incluir elementos de realidade aumentada. Estes painéis de instrumentos interactivos e tácteis poderão permitir uma análise de dados complexa para os condutores que queiram certificar-se de que a sua condução é eficiente do ponto de vista energético ou que pretendam racionalizar as suas deslocações.

Os painéis de instrumentos de realidade aumentada poderão também ajudar os condutores e os passageiros a monitorizar a sua saúde, com funcionalidades como um monitor de ritmo cardíaco e um scanner de postura. Funcionalidades como estas utilizariam o software cada vez mais avançado dos automóveis para proporcionar um valor acrescentado aos condutores. A popularidade de produtos como os relógios que funcionam também como rastreadores de fitness sugere que as pessoas poderão gostar da oportunidade de verificar a sua saúde e bem-estar nas suas deslocações diárias.

Em 2048, o nosso especialista previu que poderão estar disponíveis veículos totalmente autónomos, utilizando conjuntos de sensores avançados e algoritmos de IA para conduzir com o mínimo de intervenção humana. As redes veículo-infraestrutura poderão permitir que os automóveis reconheçam e respondam sozinhos aos sinais de trânsito, o que significa que os condutores poderiam relaxar totalmente, sabendo que tudo estaria resolvido

2073

Para além das atuais interfaces do painel de instrumentos, as interfaces bio-integradas poderão tornar a experiência de condução muito mais sensorial. Os condutores poderiam sentir o que o carro sente, desde o vento que passa até ao facto de o motor engrenar uma mudança mais alta.

Uma interface bio-integrada, baseada na investigação recente sobre melhoramentos cibernéticos, poderia assumir uma variedade de formas. Pode ser um dispositivo eletrónico flexível e leve que se usa ou um sensor minúsculo como um autocolante. Um dispositivo como este poderia receber informação digital e transformá-la em sinais que se podem sentir no corpo.

O automóvel de 2073 poderá também estar equipado com IA capaz de sentir as suas emoções para lhe proporcionar uma melhor experiência enquanto viaja. O automóvel tornar-se-ia mais um companheiro na estrada, trabalhando em conjunto consigo para tornar a viagem agradável.

Se a tecnologia de computação quântica estiver disponível nesta altura, os automóveis poderão ser equipados com uma tomada de decisão instantânea. Os veículos de condução autónoma poderiam decidir o melhor percurso com base em vários factores, como o tráfego, as condições meteorológicas e eventuais paragens no caminho para o destino principal.
Interior do automóvel — assentos

2033

Dentro de 10 anos, os automóveis poderão incluir sistemas de feedback háptico que vibram para transmitir informações. A tecnologia de feedback háptico já é por vezes utilizada em ecrãs tácteis e os criadores estão a experimentar utilizá-la para tornar a condução de um automóvel elétrico mais tátil. Embora os automóveis eléctricos possam proporcionar uma condução muito suave, alguns condutores podem sentir falta da sensação de um motor potente a acelerar. Isto é algo que o feedback háptico pode proporcionar, fazendo vibrar os bancos do automóvel quando o condutor acelera.

Outra vantagem da retroação háptica seria a sua capacidade de alertar o condutor para informações sem lhe tirar os olhos da estrada - o automóvel poderia empurrar o condutor para o ajudar na navegação ou no estacionamento.

No interior do automóvel, os ecrãs poderiam mostrar informações como a hora prevista de chegada. Os pais poderão ficar satisfeitos por saber que, no futuro, poderão não ter de se confrontar com a pergunta constante "Já chegámos?". O info-entretenimento imersivo poderá também estar disponível para ajudar os passageiros de todas as idades a passar o tempo.

2048

Por esta altura, o nosso especialista previu que seria provável que os automóveis fossem capazes de conduzir de forma autónoma. Quando o carro estiver em modo de condução autónoma, os passageiros poderão virar os seus assentos móveis e ajustáveis de modo a ficarem frente a frente para uma viagem mais sociável.

Os condutores poderão também utilizar um auricular de neuro-interface não invasivo e vestível para controlar a velocidade, a direção ou os sinais do automóvel com os seus pensamentos. Isto poderia tornar a condução mais acessível para pessoas com deficiências físicas. Poderá também ser uma forma muito agradável de experimentar a condução, em alternativa a deixar o carro conduzir-se a si próprio.

O nosso especialista previu que, em 2048, os automóveis poderão estar equipados com tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada para entreter os passageiros - poderão jogar jogos ou encontrar-se e socializar em realidade virtual. Cada vez mais, o automóvel poderá tornar-se um espaço de lazer, onde se espera passar o tempo.

2073

Em 2073, a experiência de viajar num automóvel poderá ser totalmente diferente. Um automóvel daqui a 50 anos poderá ser um espaço móvel senciente com uma mente de IA totalmente capaz de comunicar com os passageiros.

O interior de um automóvel poderá ser um espaço multifuncional onde os passageiros poderão desfrutar de entretenimento holográfico realista, fazer exercício durante as suas deslocações ou mesmo pôr o sono em dia numa cama confortável. O nosso especialista previu que a multifuncionalidade poderá ser uma das principais características dos automóveis daqui a 50 anos, com características modulares que alteram o espaço de acordo com as necessidades dos passageiros.

Os automóveis poderão utilizar sistemas biologicamente integrados: por exemplo, organismos vivos como as plantas poderão purificar o ar. Poderíamos estar a olhar para um futuro em que os automóveis não são apenas neutros em termos de carbono, mas também negativos em termos de carbono, limpando o ar dentro e fora do veículo. As plantas vivas, que poderiam ser integradas no veículo em paredes de terrários, seriam também um belo complemento que tornaria as viagens de carro mais relaxantes.

Poderão ser incorporadas funcionalidades de elevada tecnologia, como a impressão 3D ou mesmo a replicação de matéria, o que significa que as pessoas poderão utilizar o seu automóvel como uma oficina avançada enquanto viajam. Isto seria especialmente útil para trabalhadores que se deslocam para reparar algo ou mesmo para paramédicos em ambulâncias futuristas que possam precisar de criar equipamento médico personalizado para um doente.

Achamos que as imagens que a Midjourney criou para ajudar a representar estes carros de 2073 são maravilhosas.

IA vs Especialista

Para além de utilizarmos o gerador de imagens Midjourney para conceber automóveis com base nas ideias do nosso especialista, estávamos interessados em ver o que a própria ferramenta previa. Pedimos à IA que produzisse imagens de carros nos anos 2033, 2048 ou 2073 - bem como de carros em 10, 20 e 50 anos no futuro.

2033

Quando solicitado a gerar uma imagem de um automóvel para este período de tempo, a Midjourney criou algo não muito diferente do que gerou com base nas previsões do nosso especialista.

Este carro tem painéis semelhantes e faixas de luz nos faróis e na grelha. A IA também adicionou detalhes luminosos ao que devem ser jantes personalizadas. Isto está de acordo com as previsões de que as características anteriormente limitadas aos supercarros de luxo poderão tornar-se mais acessíveis e ser vistas com mais frequência - embora este carro pareça que, mesmo em 2033, ainda seria caro!

Tal como o carro que a Midjourney concebeu com base no conhecimento da indústria e nas tendências do design automóvel dos nossos especialistas, este carro apresenta curvas aerodinâmicas e parece ter sido construído para a velocidade.

O para-brisas parece extremamente colorido e parece fundir-se com a pintura do carro. Embora possa tratar-se de um acidente, é de facto uma reminiscência das previsões dos especialistas de que os automóveis poderão começar a incorporar novos materiais que podem alternar entre transparentes e opacos. Previa-se que esta possibilidade estaria mais distante do que 10 anos, mas conduziria a algumas inovações realmente interessantes no design automóvel.

2048

A impressão de Midjourney sobre o aspeto dos carros em 2048 tem diferenças interessantes em relação às imagens geradas utilizando sugestões mais detalhadas baseadas em pesquisas de especialistas.

Nomeadamente, enquanto se senta baixo na estrada, em vez de formas suaves e arredondadas, tem o aspeto angular de alguns carros desportivos do final dos anos 80, como o Ferrari Testarossa ou o Lamborghini Countach. Parece mais retrofuturista do que apenas futurista. O que é que a Midjourney sabe que nós não sabemos? As tendências são circulares e o design automóvel não é exceção, por isso, talvez nos próximos anos vejamos um regresso a este tipo de carros compridos e baixos com ângulos rígidos.

Se não for um respiradouro, o retângulo no capot parece poder ser um painel solar compacto, permitindo que o automóvel seja carregado a partir da luz solar. Isto estaria em consonância com as previsões de que os fabricantes de automóveis se afastarão cada vez mais dos combustíveis convencionais e optarão por alternativas mais sustentáveis.

Os spoilers na parte de trás do carro serviriam para reduzir o arrastamento. Uma caraterística mais comum nos carros de corrida e nos carros desportivos de alto desempenho, que ajuda os condutores a atingir velocidades mais elevadas. As previsões dos especialistas sugerem que, no futuro, os automóveis poderão utilizar spoilers ajustáveis sem a intervenção do condutor. Estes "spoilers ativos" já estão disponíveis em alguns automóveis topo de gama, mas esta poderá ser uma tecnologia de que mais condutores poderão usufruir nos próximos anos.

A imagem da IA mostra o automóvel a atravessar uma paisagem desértica vazia, com o sol brilhante a refletir-se na pintura dourada. Quer este automóvel esteja ou não de acordo com as previsões dos especialistas, a sua imagem é certamente muito impressionante.

2073

Este carro tem um aspeto muito futurista. Os elegantes detalhes cromados cobrem a máquina, desde a grelha estilizada e de grandes dimensões até ao que parecem ser motores a jato nas laterais, o que poderia permitir ao carro viajar a velocidades incríveis.

Uma das diferenças entre o carro de 2073 da Midjourney e as previsões dos nossos especialistas é o facto de ser comparativamente pequeno. Parece menos um espaço polivalente onde se pode viajar, e mais um carro desportivo tradicional. Como tal, parece ter apenas espaço para dois lugares, ao contrário dos veículos maiores previstos com base na experiência do sector. No entanto, não há dúvida de que continuará a haver um apetite por veículos rápidos de dois lugares no futuro, e este carro parece ser muito divertido de conduzir.

Apesar de não ter asas ou capacidades VTOL, parece estar a pairar do chão. Não seria possível flutuar assim no deserto utilizando a levitação magnética, uma vez que esta tecnologia depende da magnetização da superfície por onde o veículo se desloca. No entanto, efeitos como este poderiam ser conseguidos utilizando a tecnologia de almofada de ar. Este é o conceito que permite que os hovercrafts flutuem, criando uma almofada de ar logo abaixo do casco do veículo.

Curiosamente, o deserto voltou a aparecer sem ser solicitado. Pode ser um cenário que a Midjourney associa à palavra-chave "futuro" - dá-nos vontade de ver Mad Max!

Conclusão

Parece que os contínuos avanços tecnológicos vão dar origem a alguns veículos muito potentes e elegantes nos próximos anos. Embora a IA e os especialistas não concordem em tudo, todas as imagens que criámos utilizando a Midjourney têm designs ambiciosos.

Os automóveis daqui a 10 anos não terão um aspeto muito diferente, mas as características que poupam tempo, que se centram na segurança e que são simplesmente fascinantes estão mesmo ao virar da esquina. Daqui a 25 anos, as técnicas de fabrico automóvel terão avançado ainda mais, bem como a tecnologia que será integrada nos nossos veículos. E daqui a 50 anos, os automóveis poderão ser máquinas voadoras que só cantam e dançam!

Esperamos que tenha achado estas previsões interessantes e excitantes.

No DiscoverCars.com, não temos os carros do futuro (ninguém tem!), mas somos o melhor lugar para encontrar o carro de aluguer perfeito para si neste momento. Pode encontrar ofertas em mais de 145 países, comparando ofertas de empresas internacionais.

Metodologia

Falámos com o especialista em conceção e desenvolvimento de sistemas electromecânicos, Muhammad Qasim Sajid, e analisou vários fatores relacionados com o futuro dos automóveis. Desde a funcionalidade aos materiais e à estética exterior. Os fatores considerados foram:

  • Como serão os automóveis no interior, daqui a 10 / 25 / 50 anos
  • Qual será o aspeto exterior dos automóveis daqui a 10 / 25 / 50 anos
  • Que funcionalidades poderão ser desenvolvidas daqui a 10 / 25 / 50 anos
  • Quais as razões para estes desenvolvimentos e quais os benefícios?
  • Existem elementos de "fantasia" que possam surgir?
Em seguida, reunimos a investigação e analisámo-la através do software de IA Midjourney com informações de base para gerar imagens do aspeto que estes futuros automóveis poderão ter ao longo dos períodos de tempo. Centrando-nos nos visuais externos e internos, queríamos ver quais seriam as sugestões da IA para a investigação especializada.

As imagens que o Midjourney gerou sem utilizar a pesquisa foram criadas utilizando sugestões simples como "um carro realista em 2033 / 2048 / 2073" ou a frase "carro realista 10 / 25 / 50 anos no futuro".

Os locais mais populares relacionados